O presidente Adriano Lucena fará palestra, próximo dia 24 de outubro, sobre o papel da engenharia na saúde. Iniciativa faz parte das ações do Tesla
O Crea-PE estará presente, entre os dias 23 e 25 de outubro, na 12ª edição da HospitalMed, a mais completa feira da cadeia produtiva do setor de saúde das regiões do Norte-Nordeste e a segunda do País. O Time para Estudo de Soluções Locais Avançadas (Tesla) do Conselho pernambucano fará parte da programação do evento com apoio institucional no Fórum Facilities e Inovação, ressaltando a importância das engenharias para os estabelecimentos assistenciais de saúde públicos e privados, e recebendo os profissionais da área de infraestrutura no espaço do hospital modelo, que oferece imersão prática, visibilidade estratégica e conexões.
Organizada pela Insight Feira & Negócios, a expectativa é que mais de 26 mil pessoas passem pelo Centro de Convenções de Pernambuco durante os três dias de evento.
O presidente Adriano Lucena falará no fórum, no dia 24 de outubro, às 16h40, sobre o Papel do Crea-PE na Saúde. “É necessário apresentar e debater o olhar das diversas engenharias para o ambiente hospitalar, possibilitando conexões e o intercâmbio de conhecimentos para melhorar e inovar o sistema de saúde em benefício da sociedade pernambucana”, pontuou.
Já a membro do Tesla, Giselle Raposo, responsável pela realização do hospital modelo e do seminário técnico, reforçou a importância da presença do Crea-PE no HospitalMed. “O hospital modelo é uma vitrine para os expositores, atraindo a atenção dos visitantes e investidores. O espaço funcionará como um hub de networking, reunindo profissionais da área de infraestrutura de saúde, e os seminários técnicos complementam essa experiência, promovendo a troca de conhecimentos”, pontou.
TEMAS – O Fórum Facilites e Inovação traz como tema central “Ambientes de alta complexidade – do planejamento a execução”. Durante a programação do dia 24, às 19h, Florêncio Absalão, coordenador adjunto do Comitê de Modernização da Gestão do Crea-PE, abordará a Engenharia de Segurança no Âmbito das unidades de Saúde: os perigos e riscos dos profissionais e pacientes. De acordo com ele, o Crea-PE se preocupa desde a concepção do projeto até a construção e manutenção dos edifícios hospitalares. “É importante que o empresário responsável pelo financiamento da unidade hospitalar esteja atento não apenas ao custo da construção do equipamento. É necessário levar em conta os custos de operação e manutenção, entre eles os de boas práticas de segurança para diminuir os riscos de acidentes, a exemplo, de incêndios”, destacou.
Em seguida, às 19h20, o especialista em Engenharia Clínica e Hospitalar e Líder do Tesla, Yuri Araújo, ministrará palestra com foco na Importância da Engenharia em Hospitais de Alta Complexidade. “Nós pensamos em todas as organizações de saúde que tenham em si elementos de engenharia que possam trazer risco e necessitem de segurança e longevidade para trazer melhores condições assistenciais à sociedade. Com a nossa participação no HospitalMed, conseguiremos mapear as entidades que compõem o sistema de saúde no Estado”, concluiu.