Crea-PE

Soea promove debates voltados para a sustentabilidade, segurança do trabalho e diversidade

Três palestrantes pernambucanos participaram dos painéis durante esta quarta-feira (09), em Salvador

 

O Centro de Convenções de Salvador abriga a 79ª da Soea com diversos painéis ocorrendo de forma simultânea nos auditórios e grande participação de especialistas de todo o país e até internacionais. Nesta quarta-feira (09), três pernambucanos participaram dos debates e trouxeram suas experiências e estudos em suas respectivas áreas de atuação. Na Ilha Contecc, o engenheiro eletricista Ricardo Furtado apresentou suas considerações sobre o licenciamento ambiental no desenvolvimento sustentável. No auditório Costa do Cacau, a engenheira civil e de segurança do trabalho Eliane Maria Gorga Lago; e Ronaldo Borin, 1º diretor Administrativo do Crea-PE, deram grandes contribuições ao debate sobre trabalho seguro e saudável.

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, tem acompanhado de perto as palestras e debates sobre os diversos temas que estão interligados à engenharia, agronomia e geociências. “Mais um dia muito proveitoso aqui na Soea, com grande participação de pernambucanos enriquecendo os debates e trocando experiências que podem ser implementadas e aprimoradas para desenvolvimento das profissões e das atividades que asseguram o progresso do nosso país”, disse Lucena.

Para Ricardo Furtado, que participou do painel sobre licenciamento ambiental, o debate foi bastante agregador. “Foi uma satisfação fazer essa palestra sobre o licenciamento ambiental. Falamos sobre a legislação que se aplica aos empreendimentos e sobre como o licenciamento pode impactar o desenvolvimento sustentável. Discutimos o que precisa melhorar, principalmente a questão dos benefícios dos empreendimentos, ou seja, focar mais nos impactos positivos, sem esquecer os negativos, mas de forma que a população local possa ser beneficiada com os futuros empreendimentos”, explicou.

Com uma apresentação sobre a implementação de novas tecnologias na engenharia de segurança do trabalho, a professora Eliane Maria Gorga Lago falou sobre a contribuição que um debate como esse agrega para o mercado. “Essas novas tecnologias vão ajudar nas minimizações de riscos e servir para que eles possam ser melhor computados e ajudar o trabalhador na sua tarefa diária”, pontuou.

“Esse painel abordou assuntos muito relevantes e atuais na questão da segurança e saúde do trabalhador. Essa temática foi muito bem absorvida pelos participantes, que também colaboraram com exemplos e questionamentos sobre os casos” , disse Ronaldo Borin, após sua apresentação que falou de Terceirização e acidentalidade: os impactos na sustentabilidade das organizações.

Ainda nesta quarta-feira, um painel promovido pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros tratou sobre a diversidade em seus mais variados aspectos, com apresentações de Simone Baía, diretora da Mulher da Fisenge; Vergínio Stangherlin, coordenador do Comitê de Diversidade e Inclusão do Senge-PR; e com mediação de Elaine Santana, vice-presidente da Fisenge.

Antes dos painéis, o presidente Adriano Lucena visitou todos os estandes da Exposoea, onde entregou aos presidentes de Creas e conselheiros de outros estados uma ecobag com acessórios alusivos aos 90 anos do Crea-PE.

 

Pular para o conteúdo