Crea-PE é presença garantida na ExpoGesso 2024

Conselho marca presença na maior feira do segmento gesseiro do país com estande para receber os profissionais do Sertão do Araripe

O Crea-PE estará presente, de 24 a 26 de outubro, na 9ª edição da Feira e Exposição Internacional das Indústrias do Gesso (ExpoGesso), que será realizada na cidade de Trindade, no Sertão do Araripe. O Conselho receberá os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociência em seu estande montado no evento. A feira é considerada a maior do setor gesseiro do Brasil e é organizada pelo Sindicato das Indústrias do Gesso do Estado de Pernambuco (Sindusgesso) com apoio do Sebrae-PE.

A programação contará com exposições, palestras, rodadas de negócios, apresentações, além tendências e novidades tecnológicas de equipamentos e serviços voltados ao setor de mineração, beneficiamento da gipsita e pré-moldados de gesso.

O engenheiro químico e de segurança do trabalho, Lincoln Silva, inspetor do Crea-PE em Araripina, fala sobre a presença do Conselho pernambucano na Feira. “A ExpoGesso é o principal evento do Polo Gesseiro do Araripe. A participação do Crea-PE é importante para aproximar os profissionais da região e trazer mais informações sobre as ações do Conselho em benefício da sociedade”, pontuou.

O engenheiro civil Ricardo Arraes, inspetor regional do Crea-PE em Araripina, reforçou a necessidade de fortalecer o diálogo entre os profissionais e o setor gesseiro para o desenvolvimento da região. “A ExpoGesso proporciona uma oportunidade anual de promover a valorização da classe, discutindo inovações tecnológicas para garantir que as boas práticas profissionais sejam disseminadas, colaborando para o crescimento sustentável e a competitividade do segmento”, pontuou.

Já o engenheiro de minas João Lucas de Oliveira Barbosa, também inspetor regional do Crea-PE em Araripina, salientou “que o Polo Gesseiro do Araripe é um importante Panorama Atual do Arranjo Produtivo Local (APL) para Pernambuco, estando as engenharias inseridas em toda a cadeia produtiva”, disse.

Polo gesseiro – O Sertão do Araripe é responsável por 97% da produção gipsita do Brasil. O Polo Gesseiro é formado por empresas de mineração de gipsita e indústrias de beneficiamento de calcinação, transformação, comercialização e distribuição de gesso e produtos derivados.