Crea Pernambuco participa da abertura da II CEEPVASF e do XXXIII CONIRD, nesta terça-feira (1)

Eventos acontecem em Petrolina, no Cineteatro da Univasf, até esta sexta-feira (3) e tem a correalização do Conselho pernambucano

Uma noite de celebração às ciências agrárias. Assim foi marcada a abertura, nesta terça-feira (1), da II Conferência sobre Ecofisiologia e Estresse de Plantas e do XXXIII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, no Cineteatro da Univasf, localizado no Campus Sede em Petrolina. Os dois eventos são referência nacional na área das ciências agrárias e estão sendo realizados pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem, com correalização do Crea Pernambuco.

A mesa de abertura foi composta por entidades que contribuíram para a realização dos eventos. Estiveram presentes: o reitor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Jean Carlos Coelho de Alencar; o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Télio Nobre Leite; o inspetor coordenador do Crea-PE em Petrolina, Anísio Godoy, o presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem, Sílvio Carlos Viera; a chefe geral da Embrapa Semiárido, Auxiliadora Coêlho.

Também estiveram à mesa a representante do Sebrae Petrolina, Kátia Souza; a presidente de honra da Conferência, Ana Rita Leandro; e o coordenador do evento, Luiz Fernando Campeche. A noite rendeu conhecimento e homenagens a profissionais e personalidades que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento sustentável das ciências agrárias do Vale do São Francisco.

“Os dois eventos são de fundamental importância, pois ambos destacam a ecofisiologia e ela vai tratar das relações, das interações da planta com o ambiente, o comportamento da planta referente ao ambiente. E nós estamos aí em um cenário de altas temperaturas e com isso nós precisamos ter uma eficiência maior do sistema de irrigação para que a planta desenvolva mecanismos de conviver com essas temperaturas. Por isso, a discussão desses temas são fundamentais para a sustentabilidade”, observa Anísio Godoy. Ele ainda destaca a necessidade do evento no Vale do São Francisco, pois a irrigação foi a mola mestra que desenvolveu a região.

O inspetor ainda destacou a participação de futuros profissionais nos eventos e a oportunidade que o Crea Pernambuco tem de estreitar laços com eles e como já está no mercado. A conferência e congresso têm, juntos, mais de 500 congressistas, entre pesquisadores, profissionais do agronegócio, consultores, produtores e também estudantes de graduação e pós-graduação, o público participante é composto por formadores de opinião.

Todas as atividades acontecem no Cineteatro e seguem até esta sexta-feira (03).