Crea-PE participa do BIM Day da Compesa

Evento aconteceu, nesta quinta-feira (26), no auditório do Centro Administrativo da Companhia Pernambucana de Saneamento, no Recife

Para incentivar a disseminação do BIM, sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção, entre as empresas e os profissionais das engenharias do Estado, o Crea-PE marcou presença, nesta quinta-feira (26), no BIM Day da Compesa. O Conselho pernambucano foi representado no evento pelo coordenador adjunto do Comitê de Modernização da Gestão (CMG), Florêncio Absalão. O seminário aconteceu no auditório do Centro Administrativo Governador Eduardo Campos, localizado no bairro Santo Amaro, na área central do Recife.

A iniciativa foi aberta pelo secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco, Almir Cirilo, e pelo diretor-presidente da Compesa, Alex Machado Campos. Também esteve presente no evento o diretor de Inovação e Eficiência da Companhia, Douglas Nóbrega. Palestras voltadas ao setor público e à iniciativa privada marcaram o BIM Day da Compesa.

O BIM gerencia todo o ciclo de vida do empreendimento, do projeto até a entrega da obra. Florêncio Absalão, coordenador adjunto do Comitê de Modernização da Gestão do Crea-PE, falou sobre a importância da presença no Crea-PE em eventos que visem à disseminação do BIM em Pernambuco. “O Crea-PE entende que essa plataforma é um caminho sem volta para a engenharia. É importante estarmos presentes em iniciativas como essa para estimular as empresas nessa jornada e disseminar o conhecimento com os profissionais da área que estão tendo o primeiro contato com a tecnologia”, pontou.

Ainda de acordo com Florêncio Absalão, o Crea-PE conta com um Time de Estudo de Soluções Locais Avançadas (Tesla) específico para debater inovação e a tecnologia no Estado. “O Conselho já realizou eventos com a Autodesk e com a Associação BIM Pernambuco (ABIMPE). O nosso objetivo é dar continuidade a esse trabalho com novas capacitações e cursos gratuitos do Programa Crea Qualifica para a valorização dos profissionais das engenharias”, concluiu.

Crédito das fotos: Aluísio Moreira