Crea Pernambuco marca presença no II Semear, em Araripina

Conselho participou com o curso de preenchimento de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e CAT (Certidão de Acervo Técnico)

O Crea Pernambuco realizou mais um curso de preenchimento de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e CAT (Certidão de Acervo Técnico), na tarde desta quinta-feira (29). Desta vez, foi em Araripina, dentro do II Semmear (Seminário Municipal de Mandiocultura em Araripina). O treinamento foi comandado pela gerente de Atendimento, Registro e Acervo do Crea-PE, Maristela Portela, e pelo secretário de Apoio ao Colegiado, Thiago Gomes.

A iniciativa faz parte da campanha Erro Zero, lançada pelo Crea Pernambuco, ainda em junho de 2021, para zerar os erros de preenchimento tanto das ARTs quanto das CATs. A ART é obrigatória para obras e serviços sujeitos à fiscalização do Sistema Confea/Crea. Para o profissional, o registro da ART garante a formalização do respectivo acervo técnico, que possui fundamental importância no mercado de trabalho para comprovação de sua capacidade técnico-profissional. Já a CAT é o instrumento que certifica, para os efeitos legais, que consta dos assentamentos do Crea a ART pelas atividades consignadas no acervo técnico do profissional.

O evento aconteceu por três dias, na Autarquia Educacional do Araripe (AEDA). Contou com a presença do diretor da Faciagra (Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina) e coordenador da Câmara Especializada e Agronomia (CEAG), Burguinvol Alves, além do assessor da Presidência do Crea-PE na área de fiscalização, Fábio Gilnei, e da coordenadora do curso Agronomia da Faciagra, Karla Emanuelle Campos.

É a segunda edição do evento, que aconteceu em novembro passado. O objetivo é fortalecer a produção da cultura, com palestras, exposições, estimulando troca de conhecimento entre agricultores, pesquisadores e alunos.

Aconteceram palestras como as realizadas pela Embrapa, com temas como: Manipueira na alimentação animal e Pragas e doenças e Controle integrado de pragas. Teve ainda espaço para falar sobre crédito rural: Foco nos financiamentos sustentáveis e apresentação de Plano Safra (BB e BNB).

Durante o evento, também foi apresentado o case Rainhas da Mandioca. Trata-se de um projeto para promover o empreendedorismo feminino de mulheres residentes nas serras do Jardim e Cavaco II, em Araripina. Isso porque a cadeia da mandiocultura é uma das principais do município e movimenta a economia rural em todo o seu processo produtivo, que vai desde a plantação das sementes (manivas), passando pela plantação e colheita, até a comercialização de produtos à base de mandioca para o setor privado.