Crea-PE e Autodesk realizam seminário sobre BIM no Recife

Workshop debateu os desafios para uso e implantação da metodologia no mercado de trabalho

O Crea-PE e a Autodesk realizaram, na manhã desta terça-feira (20), o Seminário de Excelência em BIM em Pernambuco: o presente e futuro da engenharia digital. O evento, que contou com a presença do presidente do Conselho, Adriano Lucena, foi aberto às 8h30, na sede do Sebrae, no bairro da Ilha do Retiro, no Recife. A iniciativa teve como intuito debater as inovações e os desafios no uso da metodologia no mercado de trabalho para os profissionais das engenharias, indústrias e arquitetura nos setores público e privado.

A solenidade de abertura do workshop foi conduzida pelo coordenador da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas (COTC) do Crea-PE, o engenheiro eletricista Clóvis Segundo; pela executiva de Indústria e Líder de Sustentabilidade da Autodesk no Brasil, Fernanda Machado; e pelo analista do Sebrae, Raphael D’Emery.

O BIM foi criado para gerenciar todo o ciclo de vida do empreendimento do projeto até a entrega da obra. A programação contou com a apresentação de cases de sucesso e debates com representantes da TPF Engenharia, Concremat Engenharia, Eletrobras, Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e do Gabinete de Projetos Especiais. Também estiveram presentes representantes das entidades de classe como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (Cau-PE), o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon).

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, disse que o seminário é mais uma ação do Conselho na direção para levar conhecimento aos profissionais sobre o que está sendo feito em Pernambuco. “Estamos avançando na difusão da metodologia para entregar projetos e obras cada vez melhores. Nós queremos a engenharia, a agronomia e a geociência servindo ao cidadão”, pontuou. Fernanda Machado, executiva de Indústria e Líder de Sustentabilidade da Autodesk no Brasil, comemorou a consolidação da parceria com o Crea-PE para a difusão do BIM em todo o Estado.

O presidente do Cau-PE, Roberto Salomão, ressaltou que “o seminário abre uma janela para a transformação digital no âmbito dos processos relacionados à gestão pública e ao mercado de uma maneira geral”.

Já a vice-presidente de Ciência e Tecnologia da Sinaenco, Claudia Rodrigues, avaliou o evento como de extrema relevância para o conhecimento dos pontos de vista dos setores públicos e privados e das entidades de classe. “É importante essa troca de experiência e valores para que o BIM consiga ser implantado, divulgado e disseminado com maior celeridade na sua essência e nos seus benefícios para o setor”, pontuou.

Também estiveram presentes no seminário o primeiro diretor financeiro do Crea-PE, Luiz Borges, o coordenador adjunto do Comitê de Modernização da Gestão (CMG), Florêncio Absalão, e o analista técnico Sérgio Leite