Crea-PE

Profissionais participam do segundo módulo do curso de Perícias de Engenharia

Capacitação gratuita dos programas Crea Qualifica e Divulga Mútua auxiliará os profissionais na elaboração de laudas, avaliação e vistorias

O segundo módulo do curso de Perícias de Engenharia do Programa Crea Qualifica teve início, na noite da última sexta-feira (09), no campus da UNIFG do Jaboatão dos Guararapes, localizado na Região Metropolitana do Recife. As aulas teóricas ocorreram até o sábado (10). Ainda está prevista uma visita técnica durante o mês de agosto, que será a última atividade do curso. A iniciativa possui a parceria do Programa Divulga Mútua e tem como intuito capacitar os profissionais para atuarem com a elaboração de laudos, avaliação e vistoria na área de construção civil.

Durante essa sexta-feira (09) e o sábado (10), o instrutor da formação, Giovani Ribeiro, que é mestre em Engenharia Civil e especialista em Engenharia Econômica e de Avaliações, falou, entre outros temas, sobre inspeções não judiciais. “Hoje, as universidades ainda não trazem esse conhecimento específico. Vamos deixar todos os participantes do curso aptos para fazerem uma inspeção e elaborarem laudo para pessoa jurídica ou física”, disse. Os profissionais vão aprender ainda sobre os prazos processuais, perícias extrajudiciais, acessibilidade nas instalações e patologias de estruturas.

Para o engenheiro civil e calculista Boanerges de Carvalho Cerqueira Filho, que já produzia laudo pericial na prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e, atualmente, oferece o serviço para o comércio da cidade, a capacitação de Perícias de Engenharia do Crea Qualifica trouxe um novo olhar para o campo de atuação dele. “Esse curso é uma oportunidade para obter mais conhecimento. Apesar do meu laudo ser bem fundamentado, ele não tinha as citações das normas e do Código Civil Brasileiro. A partir de agora, vou começar a melhor nisso”, explicou.

Letícia Freitas, engenheira civil, avaliou o Programa Crea Qualifica. “É muito importante ações como essa, desenvolvidas por uma entidade referência no mercado, que é o Conselho de Engenharia e Agronomia, para trazer conhecimento gratuito e formação continuada, auxiliando no desenvolvimento da nossa atuação em Pernambuco”.

Pular para o conteúdo