Cartilha está sendo confeccionada pelo Crea-PE e será distribuída aos condomínios do estado através do Sindicato
Com o objetivo de garantir o exercício legal da profissão e proporcionar maior segurança nas inspeções e manutenções dos edifícios, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e o engenheiro civil Ivan Carlos Cunha, que coordena o Fórum de Inspeção e Manutenção do Crea-PE, estiveram reunidos nesta quinta-feira (1º) com o presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais de Pernambuco (Secovi-PE), Márcio Gomes, e com o assessor jurídico do Sindicato, Noberto Lopes.
Na reunião, foi discutida a produção do Manual de Apoio aos Condomínios, que está sendo elaborado pelo Crea-PE e será posteriormente apresentado ao Sindicato. “É um trabalho de orientação para os condomínios, com aspectos ligados às competências dos profissionais da engenharia para cada atividade necessária dentro de um condomínio. Esse material vai guiar os administradores a buscarem o profissional adequado para cada tipo de serviço que será realizado”, explicou Adriano Lucena.
O documento também incluirá normas, como a Lei estadual nº 17.882, de 13 de julho de 2022, que estabelece que edificações com mais de 20 anos devem fazer inspeção predial a cada 3 anos e edificações com menos de 20 anos a cada 4 anos. “O manual também vai conter informações legais e de responsabilidade civil. É uma forma de o Crea-PE estar mais próximo dos condomínios que contratam serviços de engenharia”, afirmou Ivan Carlos Cunha.
Durante as tratativas, ficou definido que o Secovi fará a distribuição do manual, que deve ser entregue a partir de setembro.