Em visita ao Porto de Suape, Adriano Lucena destaca importância do Complexo para o desenvolvimento do Estado

Iniciativa teve como objetivo estreitar o relacionamento entre o Conselho e um dos principais portos públicos do Brasil

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, visitou, durante todo o dia dessa terça-feira (23), o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, um dos principais portos públicos do País, localizado entre as cidades do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. Além de Lucena, integraram a comitiva do Crea-PE os coordenadores da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas (COTC), Clóvis Segundo, e o adjunto do Comitê de Modernização da Gestão (CMG), Florêncio Absalão.

Pela manhã, Adriano Lucena participou da abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio no Trabalho e Meio Ambiente 2024 (Sipatma). Em sua apresentação, ele destacou a importância da presença do Crea-PE em Suape e falou sobre as obras estruturadoras que estão em debate no Conselho para o desenvolvimento socioeconômico de Pernambuco. “Estamos debatendo no Crea-PE a implantação da Transnordestina, o Arco Metropolitano, o projeto da Escola de Sargentos do Exército e a duplicação da BR-232”, citou. Na ocasião, Lucena ressaltou a importância da segurança no trabalho e da valorização do salário mínimo profissional.

Na ocasião, o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Porto de Suape, o engenheiro André Cavalcanti, entregou a Adriano Lucena uma placa de agradecimento pela sua participação na Sipatma 2024. Após o encerramento do evento, a comitiva do Crea-PE visitou a Torre de Controle Governador Eduardo Campos. O equipamento é de extrema importância para a gestão das operações de tráfego marítimo e fica localizado entre os portos interno e externo do complexo portuário.

À tarde, Adriano Lucena reuniu-se com diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot. A visita teve como objetivo estreitar o relacionamento com a gestão do complexo portuário, um dos principais geradores de empregos para os profissionais da engenharia, agronomia e geociências em Pernambuco. Durante o encontro, foram debatidas obras que visam o crescimento do Estado e apresentados os programas como o Crea Qualifica, Crea Convida e o Crea nas Empresas.

O diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot, disse estar honrado com a visita do Conselho. “Suape é uma grande obra de infraestrutura. Ter a presença do Crea-PE nas diversas pautas que a gente tem pela frente é muito importante”, pontuou.

Adriano Lucena colocou o Crea-PE a serviço do Porto e avaliou a visita ao complexo portuário. “Suape vai trazer novos investimentos para os profissionais das engenharias e para os cidadãos. O Porto é de fundamental importância para o desenvolvimento de Pernambuco. Debatemos na reunião temas como a Transnordestina e a interligação dos portos do Nordeste”, explicou.

Também participaram da reunião com o diretor-presidente de Suape os engenheiros Clóvis Segundo e Florêncio Absalão; o presidente da Cipa de Suape, André Cavalcanti, e as diretoras de Infraestrutura do Porto, Renata Loyo, e a adjunta de Desenvolvimento e Gestão Industrial, Rafaela Miranda.