Crea-PE e Condepe/Fidem fortalecem parceria para impulsionar desenvolvimento de Pernambuco

Presidentes do Conselho e da Agência de reuniram nesta sexta-feira (12) para discutir parcerias e estratégias para o desenvolvimento do estado

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, recebeu, nesta sexta-feira (12), o presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), Jaime Prado. O encontro, que ocorreu na sede provisória do Crea-PE, também contou com a participação de um dos diretores da Condepe/Fidem, Cláudio Manguinho; do Engenheiro Civil e membro do Comitê Tecnológico Permanente do Conselho, Maurício Pina, e do chefe de gabinete do Crea-PE, Marcos André Carvalho.

Na oportunidade, o Crea-PE foi convidado para participar de um dos painéis do evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que terá uma edição no Recife no mês de novembro. Cada um desses eventos produzirá uma carta com temas para serem tratados na COP30, que ocorrerá no próximo ano, em Belém do Pará.

“Esse estreitamento das relações entre o Crea-PE e a Condepe/Fidem impulsionará no bom planejamento e em proposições para que Pernambuco avance economicamente e estrategicamente”, disse o presidente Adriano Lucena, que também aproveitou para confirmar a presença do Conselho no evento preparatório para a COP30.

OUTROS ASSUNTOS – Durante o encontro, os representantes do Crea-PE e do Condepe/Fidem, também trataram sobre grandes obras no estado, a exemplo da Escola de Formação de Sargentos, da Transnordestina e da Duplicação da BR-232.

Sobre as iniciativas que visam o desenvolvimento do Estado, o engenheiro civil Maurício Pina destacou o seminário “Pernambuco em Desenvolvimento”, promovido em parceria entre a Exatta Estratégia e Pesquisa e o Crea-PE. “O Seminário já ocorreu em três regiões e a próxima edição será em Petrolina, contemplando a região do São Francisco. É uma grande oportunidade de dialogar sobre as potencialidades regionais”, disse Pina, após o presidente da Condepe/Fidem mencionar o evento e afirmar que gostaria de ter acesso aos relatórios já produzidos pelo projeto.

“Nós contamos com o Crea-PE para que, dentro do processo de reestruturação que nós estamos fazendo e trabalhando pelo planejamento do estado de Pernambuco, nós possamos estreitar esse relacionamento”, disse o presidente Jaime Prado.