Crea-PE completa 90 anos neste domingo (7) e a celebração é de Pernambuco e dos seus profissionais

Ao longo deste semestre, vários eventos estão previstos para celebrar as nove décadas de existência do Conselho pernambucano, registrando sua história e projetando seu futuro

Domingo, 7 de julho, marca uma data especial para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco. Neste dia, ele completa 90 anos de existência. Um marco importante que precisa ser celebrado e já está sendo. Um calendário de atividades foi montado para registrar as homenagens ao Crea Pernambuco.

A começar pela criação de uma logomarca especial dos 90 anos. Ela irá “carimbar” os eventos e celebrações da data. O reconhecimento à importante trajetória do Crea-PE vem rendendo merecidas homenagens, a exemplo da Reunião Solene na Câmara Municipal do Recife, realizada em junho, celebrando as nove décadas do Conselho, além de uma homenagem que acontecerá na Assembleia Legislativa de Pernambuco no dia 28 de agosto.

No dia 16 de agosto, o Crea vai promover um encontro festivo para marcar seu 90º aniversário. Outros eventos vão acontecer pelo interior do estado, como o 2º Passeio Ciclístico – CREA NO PEDAL – Petrolina (PE), que será realizado no dia 10 de novembro. Também no calendário dos 90 anos, publicações imortalizando a história do Conselho chegarão aos profissionais.

E há muito o que celebrar e registrar. Afinal, completar 90 anos de existência em pleno vigor das atividades, de braços dados com o vanguardismo e inovação tecnológica é um desafio constante que merece todo o reconhecimento. O Crea Pernambuco nasceu em plena era de ouro do rádio, principal veículo de comunicação e conexão com o mundo. Numa época em que os computadores e internet ainda eram projetos.

Hoje, nove décadas depois, o Crea mergulha cada vez mais na tecnologia de ponta, mas principalmente à frente de processos que levam ao desenvolvimento econômico, a exemplo fomentar a retomada de obras estruturadoras e importantes para a economia de Pernambuco.

O Conselho tem lugar de fala ativo no desenvolvimento econômico do país, já que abriga os profissionais das modalidades da Engenharia, contendo um dos principais indicadores do crescimento econômico nacional, a construção civil. Hoje, o Conselho pernambucano conta com mais de 46 mil profissionais com o registro ativo, com uma força de trabalho apta para manter a economia aquecida.

Muitas conquistas marcam os 90 anos do Crea-PE, com destaque para as ações de vanguarda adotadas na gestão do presidente Adriano Lucena, cujo primeiro mandato foi iniciado em 2021. A valorização profissional focou desde a vigilância constante no pagamento do Salário Mínimo Profissional à qualificação continuada de seus profissionais. Entre 2021 e junho de 2024, 77 medidas foram adotadas pelo Conselho para garantir o Salário Mínimo Profissional. Destas, 31 administrativas e 16 judiciais.
Em 2022, foi lançado o Programa Crea Qualifica para atender exatamente um dos principais pleitos dos profissionais: a qualificação continuada. O programa ofereceu cursos, seminários, workshops, nas mais diferentes áreas e todos de forma gratuita.

Todos os treinamentos capacitam os profissionais para as demandas exigidas pelo mercado de trabalho. E o que é melhor: os temas são escolhidos pelos próprios profissionais, contemplando as mais diversas modalidades e sendo realizados em todas as regiões de Pernambuco. Em torno de 3 mil participantes foram beneficiados pelo Crea Qualifica, que alcançou um número de 6,3 mil inscritos, além de mais de 70 cursos, workshops e palestras gratuitas para os profissionais registrados. A terceira edição do programa volta neste segundo semestre.

A fiscalização, atividade fim do Conselho, foi fortalecida. Para isso, foram adotadas iniciativas de monitoramento contínuo, com cruzamento de dados e georreferenciamento, permitindo traçar um planejamento com resultados práticos. Comparando os resultados do número de ações de fiscalização realizadas entre 2021 e 2023, houve um aumento de 36,76%, superando a casa das 24 mil ações neste período.

Foram implantadas iniciativas que promovem a equidade de gênero, como o Programa Mulher Pernambuco. O objetivo é ampliar o protagonismo feminino nas Engenharias, Agronomia e Geociências. O programa, implantado em nível nacional pelo Confea, em 2019, é conduzido por um comitê que busca caminhos para estimular a participação feminina dentro do sistema. Pernambuco tem, no seu quadro de profissionais, 21% de mulheres, pouco acima do índice médio nacional, de 20%.

Modernidade está presente nos serviços do Crea Pernambuco. Até porque, a tecnologia 4.0 vem trazendo facilidades para a vida pessoal, assim como inovação, customização e eficiência no mundo corporativo, seja na indústria, agricultura, comércio. A engenharia não ficou fora dessa realidade e o conselho tem acompanhado essa busca por melhores ferramentas e processos.

Dentro desta nova realidade, o Conselho está desenvolvendo um aplicativo que vai facilitar o acesso do público externo aos serviços oferecidos pela instituição. A previsão é de que ele esteja disponível até o fim deste ano. Utilizando o app, será possível acessar 61 serviços disponibilizados pelo Crea-PE de forma instantânea, como perfil profissional, acompanhamento de processos, registro profissional, registro de empresas, informações sobre inspetorias, denúncias, programas de qualificação, entre outros. Na primeira versão do aplicativo, ficará disponível ainda a carteira digital de registro do Crea. O futuro para o Crea Pernambuco começa hoje.