Profissionais da CBTU recebem primeira ação do programa Crea nas Empresas

Iniciativa promoveu integração com os funcionários da companhia e tirou dúvidas sobre a atuação e os serviços do Conselho

O programa Crea nas Empresas, lançado neste mês de julho com o intuito de ampliar a integração com as empresas e os engenheiros, agrônomos e geocientistas, estreou sua primeira ação na manhã dessa quarta-feira (03). A equipe técnica do Conselho foi recebida pelos profissionais da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no bairro de Areias, na Zona Norte do Recife.

O encontro foi comandado pela superintendente Técnica do Crea-PE, Liliana Ramos, que falou para os gestores e engenheiros sobre a importância do Conselho para o cumprimento da profissão, a segurança da sociedade e a fiscalização do exercício ilegal. Na ocasião, ela explicou sobre a emissão e as modalidades da Anotação de Registro Técnico (ART), documento que delimita a responsabilidade técnica pela execução de obras ou prestação de serviços; as diferenças entre Acervo Técnico e o Certificado de Acervo Técnico (CAT), o registro profissional, o atendimento à legislação, as normativas do Sistema Confea/Crea e Mútua, além das parcerias com empresas e instituições de ensino e os cursos do Crea Qualifica.

Para Liliana Ramos, superintendente Técnica, o encontro foi extremamente positivo. “A nossa intenção é a de compartilhar conhecimento e fazer com que todos entendam como o Crea-PE funciona e os documentos que devem ser registrados para que tudo seja feito dentro da legalidade”, pontuou.

O coordenador adjunto do Comitê de Modernização da Gestão (CMG) do Crea-PE, Florêncio Absalão, salientou que “o objetivo dessa iniciativa é abrir um canal permanente entre as empresas, os profissionais e o Crea para o esclarecimento de dívidas e a locação adequada na profissão, levando mais segurança e qualidade para a sociedade”.

O encontro foi avaliado como importante pelo engenheiro mecânico da CBTU, Luiz Felipe. Para ele, o ponto que mais chamou atenção foi o esclarecimento sobre a ART para a comprovação das atividades cotidianas.

O engenheiro eletricista Adilson Bezerra disse “que a visita do Crea-PE dará condições plenas aos engenheiros de exercerem as suas atividades da melhor forma possível, dentro da legalidade e com qualidade”.