Seminário técnico vai debater soluções para a malha ferroviária do Nordeste

Reunião realizada nesta sexta-feira (28) no Crea-PE discutiu a formatação do evento

A retomada da ferrovia Transnordestina e a reestruturação da malha ferroviária do Nordeste Oriental serão temas de um seminário técnico, com o objetivo de ampliar a articulação em defesa desses projetos. O evento terá como base uma nota técnica, elaborada pelo Movimento Transnordestina Já, que se reuniu, nesta sexta-feira (28), na sede provisória do Crea-PE.

O objetivo é reunir engenheiros, técnicos, profissionais e representantes de entidades públicas e empresariais ligadas ao tema, em um seminário regional no Recife, com a participação de representantes de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Além da apresentação do tema, devem ser criados grupos de trabalho para apresentar soluções técnicas para a reestruturação da malha ferroviária e a retomada das obras da Transnordestina, no trecho Salgueiro-Suape. A programação e a estrutura do seminário ainda está sendo definida.

“Precisamos formatar um documento técnico, a partir das discussões no seminário para ampliar o debate”, defendeu o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. Francisco Cunha, sócio da Consultoria TGI, defendeu que é necessário que o movimento esteja tecnicamente embasado para avançar no propósito de articulação da reestruturação da malha ferroviária no Nordeste Oriental.

Durante a reunião, Lucena atualizou o grupo sobre os encaminhamentos da articulação política e da participação do Crea-PE na elaboração do plano logístico nacional, por meio da Infra S.A. Participaram ainda do encontro o ex-superintendente da RFFSA, Fernando Jordão; o consultor em logística Marcílio Campos; o conselheiro do Crea-PE Mário Barbosa e o presidente do Sindicato dos Ferroviários, Luís Cláudio Soares.