Movimento Transnordestina Já define novas estratégias de articulação

Grupo discutiu a realização de eventos técnico e de mobilização pela continuidade do projeto

O Movimento Transnordestina Já, liderado pelo Crea-PE, pretende promover eventos técnicos e de mobilização pela retomada da ferrovia. Em reunião, nesta sexta-feira (14), na sede provisória do Conselho, o grupo definiu novas estratégias de articulação em defesa do projeto, que começa a ser retomado pelo Governo Federal.

O grupo está estruturando uma nota técnica sobre o projeto da Transnordestina para discussão com técnicos da Infra S.A, responsável pela obra, e que também servirá de base para a realização de um debate mais amplo sobre o modelo da ferrovia.

Uma das conclusões do grupo é que há dificuldades em relação ao modelo de licitação, de menor preço, para a escolha da empresa que será responsável pelo projeto executivo. O grupo também defende a necessidade da inclusão de um estudo de viabilidade técnica, das cargas transportadas e dos tipos de bitola que serão adotadas para a ferrovia.

Outra frente defendida no encontro é a mobilização de prefeitos das cidades que serão beneficiadas com a ferrovia, governos estaduais e federal, setor produtivo, entre outros atores, em um grande debate sobre as alternativas para a continuidade da Transnordestina e a reconstrução da malha ferroviária do Nordeste Oriental.

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, reportou as tratativas que realizou, em Brasília, junto ao Ministério dos Transportes e à Infra S.A. Segundo Lucena, a Infra está preparando o plano logístico do País. “É necessário atualizar os estudos e eles convidaram o grupo para participar”, explicou. O estudo será realizado em todas as regiões.

“Precisamos cobrar mais velocidade em relação ao projeto”, defendeu Mário Barbosa, do Sindpetro. Já Maurício Pina, integrante do Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE, argumentou que é importante ampliar a mobilização nas cidades do interior e nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Também participaram da reunião, que aconteceu em formato híbrido – presencial e online – o ex-superintendente da RFFSA, Frederico Jordão; Marcílio Cunha, consultor em logística; Luís Cláudio Gomes, do Sindicato dos Ferroviários; Francisco Cunha, da TGI Consultoria, e Carlos Calado, também integrante do CTP.