Encontro debateu as potencialidades e os desafios da região do Agreste
O vice-presidente do Crea-PE, o engenheiro de produção José Constantino, e o engenheiro civil e professor Maurício Pina participaram, nesta segunda-feira (25), do Seminário Pernambuco em Desenvolvimento. O evento foi organizado pela Exatta Estratégia e Pesquisas, com apoio do Conselho, e ocorreu no auditório da Fiepe, em Caruaru.
O encontro teve como objetivo debater as potencialidades e os desafios da região do Agreste pernambucano. Para isso, foi realizada uma pesquisa com a população para saber o que precisa ser melhorado em áreas como saúde, educação, infraestrutura e economia.
Para o vice-presidente do Crea, José Constantino, o evento mostrou as lacunas e as oportunidades para incentivar o desenvolvimento econômico de Pernambuco. “Os temas abordados foram importantes e nos deixaram alertas que devem ser observados pela sociedade como um todo. Saímos daqui engrandecidos”, pontuou.
O engenheiro e professor Maurício Pina foi o especialista convidado para falar sobre a infraestrutura rodoviária. “O Seminário mostrou a realidade que vive o Agreste de Pernambuco. Apresentei a situação das ferrovias do Estado. Em 1925, tínhamos quase dois mil quilômetros de ferrovias. Hoje, não temos nenhum quilômetro em funcionamento”, salientou Maurício Pina.
Para debater sobre educação, o Seminário contou com a participação do consultor do Ipespe, Raul Henry; na área de saúde, da superintendente do Imip, Tereza Cristina; sobre economia, do diretor de Pessoas e Organização do Grupo Baterias Moura, Moacyr Freitas; e sobre energia, do presidente da Copergás, Felipe Valença.
Participaram da mesa de abertura o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; o presidente da ACIC, Newton Montenegro; o diretor regional da Fiepe Agreste, João Bezerra; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Caruaru, Pedro Augusto; o dirigente da Exatta, Tônico Araújo; e o consultor, Raul Henry. O Seminário promovido pela Exatta Estratégia e Pesquisas também já foi realizado nas cidades do Recife e de Vitória de Santo Antão.