Vencedores do Prêmio Crea-PE de Inovação e Sustentabilidade foram anunciados nesta quarta-feira (20)

Prêmios foram entregues pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena

Os ganhadores da primeira edição do Prêmio Crea-PE de Inovação e Sustentabilidade foram divulgados, na noite desta quarta-feira (20), durante a última Sessão Plenária Ordinária de 2023, que aconteceu no auditório do Bloco B da Uninassau, no bairro do Derby. O projeto “EXOS – exoesqueleto flexível e dinâmico projetado para auxiliar a coluna vertebral dos trabalhadores”, de autoria de Igor Ferreira de Oliveira e João Gabriel Quirino de Lima, conquistou o primeiro lugar da premiação. A dupla levou para casa um cheque no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), entregue pelo presidente do Conselho, Adriano Lucena.

João Gabriel definiu o que é o Exoesqueleto. “O projeto visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, dos trabalhadores no dia a dia da linha de frente de produção, inclusive, das empresas de pequeno porte no nosso Agreste de Pernambuco, do Brasil e do mundo.

Já Igor Ferreira comemorou o resultado. “Orgulho muito grande de receber esse prêmio. O Crea-PE está incentivando projetos de inovação e desenvolvimento para a nossa região”.

Em seu discurso, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, destacou a importância da educação. “O nosso papel é debater no Crea-PE uma educação que seja um direito de todos e não um privilégio de poucos”, pontuou.

O segundo lugar do Prêmio Inove ficou com o trabalho “Módulo LoRaWAN para Monitoramento de Atmosfera Perigosa”, que visa aprimorar práticas de segurança no trabalho em ambientes desafiadores com risco de vazamento de gases, de Augusto Cesar Cabral Santos. O ganhador descreveu o sentimento de vitória como uma surpresa muito boa. “O Crea-PE é um órgão respeitado e entrar nessa área de inovação foi uma virada de chave muito grande.  Agora, o Conselho está abrindo novas linhas de atuação tanto para os profissionais quanto para as empresas”, explicou Cabral.

A terceira colocação foi entregue ao projeto “Geração de hipoclorito de sódio, a partir do rejeito (concentrado) oriundo do sistema de dessalinização da água do mar utilizado para abastecimento público”, da dupla Milton Tavares de Melo Neto e Valderice Pereira Alves Baydum.

O segundo e terceiro lugar receberam prêmios no valor, respectivamente, de R$ 10.000,00 (dez mil reais) e R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Os demais trabalhos foram pontuados e serão agraciados com medalhas de participação.

A ganhadora do terceiro lugar, Valderice Baydum, considerou importante o lançamento do prêmio. “O Crea-PE está valorizando as iniciativas de pesquisa e isso é um reconhecimento muito grande para nós, do esforço para desenvolver o trabalho. Espero que isso possa gerar frutos em diversas áreas”.

O prêmio de Inovação e Sustentabilidade do Crea-PE foi criado para valorizar e estimular o desenvolvimento tecnológico e socioambiental das profissões ligadas ao Conselho. A iniciativa é resultado da atuação do Comitê Tecnológico Permanente (CTP), formado por profissionais que trabalham para a promoção de ações geradoras de desenvolvimento técnico, tecnológico e de inovação.