Terceira edição do Encontro Regional do Crea Junior aporta em Caruaru

Iniciativa reúne estudantes das engenharias do IFPE para debater temas importantes do mercado de trabalho

A cidade de Caruaru, no Agreste Central, está sediando a terceira edição de 2023 do Encontro Regional do Crea Junior. A iniciativa, teve início nesta sexta-feira (10) e segue com programação até o sábado (11), reunindo estudantes do campus do Instituto Federal de Pernambuco que buscam uma melhor forma de se aproximar do Sistema Confea/Crea e Mútua.

A primeira atividade do Encontro foi uma visita técnica ao hangar da Rupert Aeronaves, fabricante de aeronaves leves esportivas, localizada no Aeroporto Oscar Laranjeira. O engenheiro mecânico e gerente de Qualidade da indústria, Leonardo Vasconcelos, foi o responsável por apresentar o passo a passo da produção de uma aeronave e as demandas do setor para o mercado de trabalho.

“O encontro entre a Universidade e a indústria é muito gratificante. Receber os estudantes e apresentar as necessidades da indústria aeronáutica na região se faz preciso para despertar o interesse pelo setor”, disse Vasconcelos.

O estudante do 5º período do curso de engenharia mecânica do IFPE Caruaru, Joelson Silva, avaliou a visita como muito positiva. “Para nós, estudantes de engenharia, é muito interessante conhecer o processo de fabricação de uma aeronave e as demandas dessa área. Essa visita agregou muito conhecimento”, comemorou.

Para Stênio Cuentro, Conselheiro e coordenador do Crea Junior, o Encontro Regional é importante para construir uma ponte entre os alunos que estão concluindo o curso técnico ou superior e o mercado de trabalho. “Essa iniciativa permite que os estudantes tenham a oportunidade de visitar indústrias e empresas e a debate temas para se familiarizar com o que lhe espera lá na frente, através da transmissão de um conhecimento intergeracional”, ressaltou.

À tarde da sexta-feira (10), foi dedicada ao debate de vários temas como os processos de qualidade, saúde mental e o mercado de trabalho, os desafios da engenharia agrícola e como ter sucesso na profissão.

O Programa Crea Junior foi implantado em Pernambuco no ano de 2015 e tem como prioridade atender aos estudantes e recém-formados que buscam de forma atrativa e eficiente a aproximação com o Conselho de classe. Em 2023, já foram realizados encontros em Serra Talhada, no mês de agosto, e no Recife, em setembro.

As próximas ações do programa já possuem data para acontecer. O município de Petrolina, no Sertão, receberá a iniciativa no final do mês de novembro. Em dezembro, será a vez de Garanhuns, no Agreste Meridional.