1ª edição do CreAgro: Uma noite inesquecível para a Agronomia de Petrolina e região

Evento apresentou opções de novos mercados com a palestra do engenheiro agrônomo Guilherme Coelho, além de homenagear os profissionais do setor

Vinte e seis de outubro de 2023 entrou para a história dos profissionais da Agronomia de Petrolina e região. Nesta noite, aconteceu o lançamento da 1ª Edição do CreAgro, um evento que discutiu temas de relevância para a agricultura regional, com foco no desenvolvimento econômico e sustentável do Vale do São Francisco.

Uma noite onde teve de tudo um pouco: troca de conhecimento, emoção, reencontro, com um sentimento de celebração e reconhecimento. Os agrônomos de Petrolina e região estavam em festa e o auditório com 150 lugares do Petrolina Palace Hotel quase não coube todo o público e uma parte dele acompanhou de pé o evento, realizado pelo Crea-PE, com apoio da Mútua-PE.

A cerimônia foi conduzida pela ex-inspetora de Petrolina, a engenheira agrônoma Ana Rita Leandro. Professora e pesquisadora na área de Ecofisiologia do Estresse de plantas, no IFSertãoPE, campus Petrolina Zona Rural, Ana Rita acolheu a todos os participantes, num tom informal e totalmente fraternal por estar entre colegas, professores, mentores, companheiros de trabalho, além de alunos. Apresentou o evento numa celebração com seus pares de profissão.

Para a abertura oficial, Ana Rita Leandro chamou para frente do palco o presidente exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Clóvis Segundo; a inspetora coordenadora de Petrolina e anfitriã, Maristela Cavalcante; o representante da Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf), Fábio Carvalho; o presidente do Sindicato Rural Patronal de Petrolina, Jailson Lira; a diretora geral em exercício da Mútua-PE, Rosely Monteiro; e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho.

“Eu quero agradecer a cada um de vocês aqui presente. No coração cabe todo mundo. É tão bom estarmos todos aqui, discutindo assuntos em comum para nossa categoria. A gente está se fortalecendo com isso”, afirmou a Maristela Cavalcante ao dar boas-vindas aos convidados da noite. “Esta é a primeira edição do CreAgro, mas saibam que é um evento que veio para ficar. A visão do Crea Pernambuco é uma visão de inovação e o CreAgro traz esse espírito, com uma boa palestra e homenagens justas a quem tanto contribuiu para o desenvolvimento da região”, assegurou Clóvis Segundo.

Após a abertura, Guilherme Coelho presenteou a plateia com a palestra “Perspectivas da Fruticultura do Vale do São Francisco, para Atender ao Mercado Chinês e Indiano”. Engenheiro agrônomo de formação, Coelho trouxe informações importantes para quem quer ampliar sua área de atuação para novos mercados internacionais. “A China é o maior produtor de frutas do mundo. Produz cerca de 297 milhões de toneladas de frutas”, afirmou o palestrante, destacando que “o gasto total do consumidor chinês deverá se ampliar 7,2% em termos reais nos próximos anos, abrindo um espaço extra que é sustentável para a ampliação do mercado de frutas”.

Segundo ele, outro aspecto que afeta o consumo de frutas é a população idosa da China, pois este é um segmento demográfico que aumenta significativamente seus gastos em itens e produtos relacionados com a saúde. “A China tem hoje aproximadamente 306 milhões de pessoas com mais de 60 anos”, assegurou Coelho. Já a Índia é o segundo maior produtor com 126 milhões de toneladas. Hoje o Brasil só tem acordo para exportar melão para China. “A Abrafrutas e o MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) estão atuando fortemente no processo de abertura do mercado chinês para uvas, limão, avocado e manga”, adiantou o presidente da Abrafrutas.

Na sequência, um momento de grande emoção com a entrega de Certificados de Mérito aos profissionais da Agronomia. A primeira foi uma homenagem póstuma ao engenheiro agrônomo Fernando José Meireles Gonçalves Lima, marcando um momento de comoção entre os presentes. Depois foi a vez de prestigiar mais 30 profissionais. Foram três segmentos homenageados: Revenda de Insumos Agrícolas, Consultoria e Assistência Técnica e Extensão Rural. Os nomes foram indicados pela Acavasf, nos dois primeiros, e pelo Sindicato Patronal. Conheça todos abaixo.

Gratidão e acolhimento foram as palavras mais usadas pelos homenageados. Passado o momento de emoção, foi a fase da confraternização, quando Maristela Cavalcante mais vez agradeceu a todos que fizeram a primeira edição do CreAgro um sucesso. Para isso, a parceria de empresas da região foi valorosa, a exemplo da Seiva do Vale, Juagro, Agropodas, Vinícola Rio Sol, Central de Adubos, Casa do Colono, Plantebem, ST Produtos Agrícolas, Agrologística, Agrocana, A&B Agro, Verdão, Vinícola Garziera, Rio Valley e Tropical Vinícola. Além do apoio das Prefeituras de Petrolina e de Lagoa Grande.

Depois dos agradecimentos da inspetora, Clóvis Segundo convidou os presentes para o coquetel, animado por música ao vivo. Definitivamente, o CreAgro já entrou para o calendário do Crea-PE. Todo evento foi transmitido ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube.

Confira todo o evento clicando aqui:

Confira também a galeria de fotos do evento, clicando aqui.

Lista dos Homenageados:

HOMENAGEM PÓSTUMA