Com a natureza não se brinca. Esse é o espírito da campanha que a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) lançou, no mês de julho, a Campanha “Animal não é Brinquedo”. A iniciativa, numa parceria com o Detran, visa recolher brinquedos doados pela sociedade que serão utilizados nos projetos de educação ambiental da CPRH. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) apoia a iniciativa e monta um posto de recolhimento de brinquedo para que profissionais e funcionários doem brinquedos.
A campanha também serve como alerta para a população sobre o crime de manter animais silvestres em cativeiro, especialmente pássaros, muitos deles em risco de extinção. Só em 2015, a CPRH aprendeu cerca de 7 mil aves que viviam em cativeiros irregulares.
Em várias ocasiões, os fiscais da CPRH perceberam que os animais serviam como “brinquedos” para crianças, muitas delas residentes em regiões sem áreas de lazer e desprovidas de energia elétrica, o que limita as opções de entretenimento. A ideia é doar um brinquedo no momento da apreensão do animal.
Os brinquedos também serão utilizados em outras ações de educação ambiental da CPRH, como atividades de contação de história, caminhadas ecológicas, palestras em escolas, etc., com temas que desestimulem a cultura de se manter um animal silvestre em cativeiro.
No lançamento da campanha haverá atividades com crianças da comunidade da Vila Vintém e alunos da Escola estadual Padre Donino, além da presença de representantes da CPRH, do Detran e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.
Quem quiser participar da campanha basta doar um brinquedo novo ou usado em bom estado numa das “gaiolas” da CPRH que será instaladas, nesse primeiro momento, nas agências do Detran nos shoppings Plaza, Recife, Guararapes e Tacaruna.
A campanha “Animal não é Brinquedo” segue até 12 de outubro, para que o Dia da Criança também seja celebrado como uma data de alegria para o meio ambiente.