Crea Convida desta terça-feira (03) debate “ Os desafios de implantar o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) em empresas públicas e privadas”

Programa fala da importância da fiscalização e cumprimento da Lei Federal 13.589 em prol da segurança e saúde da população em geral

As altas temperaturas levam ao uso recorrente do ar-condicionado, em busca de um conforto térmico. Mas como anda a limpeza e manutenção do seu aparelho? Em 2018, entrou em vigor a Lei Federal 13.589 que contempla a elaboração, implantação, execução e controle do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) exatamente para garantir a segurança da população exposta a estes equipamentos. Seu uso pode ter uma implicação direta na saúde respiratória das pessoas e a pandemia reacendeu o alerta para a importância e necessidade do cumprimento desta lei.

Para aprofundar o debate sobre a aplicação do PMOC, dentro do que exige a lei federal, o Crea Convida desta terça-feira (03) traz como tema “ Os desafios de implantar o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) em empresas públicas e privadas”. O programa conta com a participação dos engenheiros mecânicos Miguel Barreto, pós-graduando em Engenharia Clínica e consultor, e Arnaldo Basile, pós-graduado em Finanças e Marketing e presidente da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento como palestrantes. Como debatedores, Rubens Florêncio, engenheiro civil e gerente geral de Infraestrutura da Secretaria de Saúde do Recife; e Carlos Nunes, engenheiro civil e gestor de Obras e Manutenção da Secretaria Estadual de Saúde. A abertura será feita pelo presidente em exercício do Crea-PE, o engenheiro eletricista, Clóvis Segundo.

“Mesmo antes da pandemia, a qual deixou marcada nossa geração com o sofrimento e a angústia de milhões de brasileiros ocasionando milhares de mortos, já havia no mundo uma preocupação com as doenças respiratórias originadas por sistemas de ventilação, conforto térmico ou qualquer outro sistema de movimentação mecânica do ar”, observa Miguel Barreto. Ele destaca que consumo e uso de aparelhos de ar condicionado deverá aumentar 120% na próxima década por conta do aumento de temperatura provocado pelo efeito estufa, numa estimativa de estudo feito por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em conjunto com as italianas Fundação CMCC e a Universidade Ca’Foscari de Veneza.

“Aliado a isso e depois da morte do ministro das Comunicações, Sérgio Motta, em 1998, que contraiu uma bactéria alojada no ar-condicionado, a Legionella, o Ministério da Saúde baixou portaria exigindo a higienização mensal dos aparelhos de ar-condicionado”, historia Barreto. A preocupação do engenheiro mecânico recai sobre a baixa fiscalização sobre o cumprimento da lei, impactando na qualidade de vida e saúde da população.

Por isso, a importância do debate e busca por soluções para a aplicação da lei e a garantia da segurança e saúde da sociedade. O Crea Convida acontece no formato online, com transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube, a partir das 19h. Após as apresentações, é aberto espaço para interação com os participantes que estiveram acompanhando o programa, com a possibilidade de fazer perguntas e contribuições sobre o tema pelo chat do YouTube.

Contamos com a presença e colaboração de vocês.