2º dia de Fórum Nordeste discute questões técnicas para uniformizar atuação dos Creas

Encontro dos presidentes e líderes da região se debruçou sobre alinhamentos estratégicos para aprimorar e a expandir atividades dos conselhos na região Nordeste

Com uma pauta voltada para questões essenciais dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia do Nordeste, a 4ª reunião ordinária do Fórum de Presidentes, realizada na sede do Crea-CE, em Fortaleza, chegou ao fim nesta sexta-feira (22) discutindo mais duas propostas sugeridas pelo Crea Pernambuco, com o objetivo de unificar cada vez mais as atividades e serviços ofertados aos profissionais.

Neste segundo dia de encontro, os presidentes e lideranças dos Creas do Nordeste conversaram mais uma vez sobre a aplicabilidade da Resolução 1.137/2023, que dispõe sobre ART, CAT e CAO. Com a resolução em vigor sem os ajustes sugeridos pelas áreas técnicas, a proposta agora é padronizar sua operacionalização entre os Conselhos regionais, através de encontros e alinhamentos. O outro assunto que Pernambuco trouxe à atenção do colegiado foi acerca dos profissionais habilitados para elaboração de laudos técnicos de arqueação de granéis líquidos e sólidos, demanda recorrente nas áreas portuárias e que requer uma normatização do Conselho Federal.

“Mais uma vez, nosso objetivo foi contribuir com dois assuntos importantes, que estão complicando a rotina dos profissionais e que requerem uma atenção do Sistema para que os produtos e serviços fornecidos pelos Creas seja cada vez mais eficiente e uniforme em todo o País”, defendeu o presidente em exercício do Crea-PE, Clóvis Segundo. Para a coordenadora de Anotação e Acervo Técnico do Crea-PE, Maristela Portela, o Fórum Nordeste é uma ferramenta importante para o aprimoramento do Sistema. “Entendo que é um espaço importante para fazer com que os assuntos técnicos cheguem até o Confea. É um colegiado com espaço para uma discussão mais técnica dos assuntos, abordando pautas que precisam de pacificação. O assunto vem pra cá, a gente amadurece, leva pro colégio de presidentes e tem a oportunidade do confea fazer o seu papel de legislar sobre isso”, explicou Maristela.

Neste segundo dia de Fórum Nordeste, também houve espaço para os coordenadores dos Creas Jrs do Nordeste apresentarem o relatório de ações realizadas neste ano e o planejamento para o próximo ano, além dos desafios enfrentados pelo programa. Em paralelo ao Fórum Nordeste, o Crea Ceará sediou, também, o I ENREC – Encontro Regional do Crea Jr Nordeste. O coordenador titular do Crea Jr-PE, Cleber Mateus Santos, veio até Fortaleza para participar deste encontro. Para ele, é importante que o Programa, criado com o objetivo de aproximar os estudantes das áreas tecnológicas do seu futuro Conselho Profissional, caminhe em conformidade e alinhamento às ações do Sistema.

“Nosso objetivo é colaborar com o Sistema de maneira cada vez mais eficiente e pra isso precisamos conhecer cada vez melhor o Sistema, por isso essa integração é fundamental”, disse a coordenadora estadual do Crea jr no Sergipe, Elika Nunes.

Nos dois dias de encontro, os presidentes e líderes trataram, ainda, sobre ações de fiscalização preventiva e integrada; acordos de cooperação técnica com órgãos e entidades com o objetivo de fomentar a troca de informações com órgãos como Corpo de Bombeiros, TCE, Junta Comercial etc; ações do Programa Mulher; Pesquisa sobre Digitalização no âmbito da Estratégia BIM Confea e normatização da atribuição profissional para Acústica Ambiental, demonstrando o compromisso com o aprimoramento e a expansão das atividades desses conselhos na região Nordeste. O Fórum Nordeste é um evento que reúne as lideranças dos Creas da região para discutir estratégias, planejamento de ações e metas para fortalecer a atuação dos Conselhos.