Crea-PE divulga plano de fiscalização hospitalar para representantes de órgãos públicos e privados

Ação terá início em outubro e abrangerá todas as unidades de saúde do Estado

Nesta terça-feira (20), o presidente em exercício do Crea-PE, Clóvis Segundo, apresentou para os representantes da Secretaria de Saúde do Governo de Pernambuco e das prefeituras municipais do Recife, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Itamaracá, as diretrizes adotadas para as fiscalizações das unidades hospitalares públicas e privadas. A iniciativa terá início a partir de outubro e abrangerá toda a rede de saúde do Estado.

O papel do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia é verificar, orientar e fiscalizar, dentre as atividades dos profissionais do sistema Confea/Crea, os serviços que estão compreendidos no ambiente hospitalar. Os fiscais vão avaliar as instalações das unidades para identificar se as obras, serviços ou manutenções estão sendo executadas por profissionais devidamente registrados. Identificada alguma irregularidade, a empresa responsável será autuada.

Para o presidente em exercício do Crea-PE, Clóvis Segundo, esse primeiro contato é valioso para o alinhamento da ação preventiva. “A reunião foi muito positiva e de suma importância para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia dialogar com os gestores que estão na ponta. O nosso intuito é prevenir a possibilidade de algum sinistro no segmento hospitalar”, pontuou. Também participaram da reunião o vice-presidente, Pedro Paulo; a Superintendente Técnica, Adriana Pereira; o gerente de Fiscalização, Naílson Pacelli; e o administrativo, Leonardo Coimbra; e o assessor da presidência, Sérgio Leite.

O gerente de Fiscalização, Naílson Pacelli, explicou aos representantes o formato das fiscalizações para garantir a qualidade, a segurança da instalação, manutenção e o treinamento no manuseio de equipamentos e da infraestrutura hospitalar. “Mostrar a sinopse da fiscalização é apontar o caminho para ser mais preciso e assertivo na conduta sobre as responsabilidades na execução das atividades, desmistificando o papel do Crea-PE na defesa da sociedade e dos profissionais que fazem o Conselho”, pontuou.

O engenheiro civil e representante da Prefeitura de Camaragibe, Matheus Cassimiro, avaliou como positiva a reunião. Para ele, a iniciativa é bastante interessante para orientar os profissionais de engenharia para gestão, fiscalização e execução das atividades nos serviços de saúde dos órgãos públicos a nível federal, estadual e municipal.

O representante da secretaria executiva de Infraestrutura na Saúde da Prefeitura do Recife, Luciano Temporal, agradeceu ao Crea-PE pelo formato em que a fiscalização será desenvolvida. “A forma como a fiscalização foi colocada para nós é muito interessante pelo caráter preventivo. É importante também que o Conselho veja os nossos desafios e gargalos quem nem sempre são fáceis e rápidos de resolver”, afirmou. O município possui 269 unidades de saúde.

A gerente de Controle, Avaliação e Auditória da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Manuela Godoy, considerou extremamente importante a reunião. “Esse momento é muito significativo para entender a proposta de trabalho do Crea. A reunião fez toda a diferença para que nós pudéssemos conhecer as reais necessidades das unidades e o que precisa ser executado”, concluiu.

Foram convidados o Sindicato dos Hospitais (SINDHOSPE), clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado de Pernambuco e as Secretarias Municipais de Saúde da Região Metropolitana do Recife.