Crea-PE participa de debate sobre a PPP Habitacional Morar no Centro, da Prefeitura do Recife

Projeto irá promover intervenções integradas nas áreas centrais do Recife através e, através de parceria público-privada, proporcionar locação social para famílias com renda de até R$ 4.400

O Crea Pernambuco participou, na manhã desta terça-feira (5), da prévia de consulta pública sobre o projeto habitacional de Parceria Público-Privada (PPP) ‘Morar no Centro’, iniciativa da Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal para promover intervenções integradas nas áreas centrais da cidade. O diretor financeiro do conselho, Isaac Sérgio Araújo de Brito, foi quem representou a instituição nas discussões propostas pelo evento, que serviu como um fórum para debater diversas questões relacionadas à manutenção, inspeções, infraestrutura urbana e mobilidade na cidade.

O projeto visa proporcionar locação social para famílias com renda de até R$ 4.400, comprometendo apenas 15% a 20% do orçamento familiar. A estruturação desse programa está sendo realizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), e a gestão será responsabilidade da Secretaria de Habitação (SEHAB).

Um dos principais assuntos discutidos no fórum desta terça foi o plano para a manutenção dos futuros edifícios e infraestruturas do projeto. Na ocasião, o diretor financeiro do Crea-PE destacou a importância de se estabelecer um cronograma rigoroso de inspeções para garantir a integridade e segurança das estruturas a longo prazo. Ressaltou também a necessidade de conformidade com as normas técnicas da ABNT e outros órgãos reguladores.

A consulta pública foi uma oportunidade para discutir também as estratégias para integrar o novo projeto à infraestrutura urbana já existente no Recife. Questões como drenagem, fornecimento de serviços públicos e impactos ambientais também foram tratadas, apontando para a necessidade de um planejamento integrado que considere o ecossistema urbano como um todo.

Para Isaac Sérgio, a participação do CREA-PE neste debate demonstra o compromisso da instituição em garantir que os mais altos padrões de engenharia e infraestrutura sejam mantidos com rigor. “O diálogo contínuo entre as partes interessadas, incluindo órgãos de engenharia, como o CREA, é crucial para o sucesso de projetos de infraestrutura de grande escala como o Moradia no Centro”, pontuou o diretor financeiro.

O representante do Crea-PE abordou também o tema da mobilidade urbana, enfatizando a importância de soluções de engenharia que facilitem o tráfego e acesso aos novos empreendimentos. Ele trouxe para a discussão a necessidade de se considerar não apenas o tráfego de veículos, mas também a acessibilidade para pedestres e ciclistas, bem como a integração com o transporte público existente ou planejado.

A apresentação prévia à consulta pública sobre PPP de Moradia no Centro foi realizado no auditório do Recentro.