Crea Convida desta terça-feira (29) terá como tema “Engenharia de Segurança do Trabalho: formação e perspectivas de mercado para profissionais”

Programa vai ao ar a partir das 19h, no formato online, com transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube

Há 5 anos, uma pesquisa realizada entre as empresas de recrutamento apontou a Engenharia de Segurança do Trabalho como uma das profissões mais em alta no mercado de trabalho. Hoje, a realidade acadêmica está diferente. A evasão está dificultando o fechamento de turmas na pós-graduação. “Vai faltar engenheiro de segurança de trabalho lá na frente”, alerta Eliane Gorga Lago, engenheira civil, engenheira de Segurança do Trabalho, professora adjunta, pesquisadora e coordenadora do Laboratório e do curso Especialização de Segurança e Higiene do Trabalho da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco.

Na sua avaliação, o imediatismo para qualificação pode estar afetando o interesse na pós-graduação, que tem uma carga horária de 600 horas. “Equivale a quase dois cursos de pós. Não dá para abreviar, até porque a legislação exige”, pontua a professora. Ela estará presente no Crea Convida desta terça-feira (29), que traz o assunto para a pauta de debate do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE).

Com o tema “Engenharia de Segurança do Trabalho: formação e perspectivas de mercado para profissionais”, o Crea Convida terá a participação de Elaine Gorga Lago e Rildo Duarte, engenheiro civil, engenheiro de Segurança do Trabalho e coordenador dos cursos de Engenharias da Uninassau – Graças, como palestrantes. A terceira convidada é Elisângela Rodrigues de Carvalho, engenheira de produção, engenheira de Segurança do Trabalho e diretora de Comunicação Adjunta da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (AESPE), que será debatedora.

Engenheira civil e mestre em Engenharia Civil, Eliane Gorga Lago encantou-se quando começou a cursar a pós de Engenharia de Segurança do Trabalho. Tanto é que fez mestrado e doutorado na área e hoje é uma agente multiplicadora de conhecimento no curso pioneiro no Estado. Antes desta pós, ainda fez outra em Engenharia Econômica.

Rildo Duarte também começou sua vida profissional pela engenharia civil. Mas a migração para Segurança de Trabalho aconteceu em 2009, quando começou a trabalhar exclusivamente na área, como engenheiro coordenador de Segurança Regionais Nordeste e Centro-Oeste do Grupo Pão de Açúcar. No ano seguinte, ingressou também na área acadêmica, acumulando expertise do mercado privado e academia.

“Engenharia de Segurança do Trabalho é um curso de especialização que lhe dá um título e é uma profissão em evolução constante, que deve ter uma capacitação continuada”, observa Duarte. Ele destaca que a profissão tem muitas áreas e que é preciso direcionar os estudos para onde quer atuar. As normas são bem diferentes, por exemplo, na segurança de trabalho para a construção civil e no comércio varejista.

Já Elisângela Rodrigues de Carvalho começou na segurança do trabalho. Ela tinha inicialmente a formação técnica e atuava na área. Depois, fez Engenharia de Produção com o intuito de fazer a especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. “Desde o início, era uma área que eu gostava muito de atuar e queria muito fazer a especialização”, afirma.

O Crea Convida desta terça-feira será no formato online, com transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube, a partir das 19h. Depois da apresentação dos palestrantes, será aberto um espaço para interação com os participantes da live. Será possível fazer comentários e perguntas sobre o tema pelo chat do canal do Crea-PE. Participe!