Metrô do Recife: Crea Pernambuco participa de diligência externa promovida pela CBTU

Responsável pelo transporte de aproximadamente 180 mil usuários por dia, o Metrô do Recife tem pautado as discussões sobre melhorias na mobilidade urbana nos últimos anos

O Crea Pernambuco tem sido um dos protagonistas no debate sobre a importância de resgatar a qualidade do serviço prestado pelo Metrô à população. Na manhã desta segunda-feira (21), o presidente em exercício do Crea-PE, Clóvis Segundo, participou da diligência externa feita por uma comissão de parlamentares pernambucanos no Edifício Sede da CBTU, localizado no bairro de Areias, Zona Oeste do Recife.

Participaram do encontro o senador Humberto Costa (PT); o deputado federal Túlio Gadelha (Rede); o deputado estadual João Paulo (PT); a deputada estadual Dani Portela (Psol), além de líderes sindicais.

Na ocasião, a CBTU apresentou informações referentes ao déficit que a empresa vem sofrendo nos últimos anos. Segundo o relatório, de 2016 até o presente ano, os valores repassados para a manutenção da frota estão abaixo do montante necessário para a operação. Para 2023, a empresa apresentou uma proposta de R$ 400 milhões, tendo recebido apenas 30% do valor, algo entorno de R$ 100 milhões.

Ainda na apresentação, a CBTU apontou quais caminhos a empresa deve tomar para diminuir os transtornos causados pela defasagem nos investimentos no Metrô do Recife. No triênio 2023-2026, a estatal visa atuar em três frentes: uso estratégico dos investimentos, aumento na arrecadação e racionalização dos custos operacionais. O planejamento da ampliação da malha metroviária também foi apresentada aos participantes do encontro. A CBTU estima que uma maior taxa de cobertura acarretará uma diminuição no custo por passageiro.

O Crea Pernambuco defende que a Engenharia está no centro do debate para a apresentação das melhores soluções para o Metrô do Recife. “O transporte público, transporte sobre trilhos é o futuro para qualquer sociedade. Então o Crea-PE está aqui para discutir de forma ampla com o parlamento, junto com os servidores, os rumos que o Metrô deve seguir para atender a população. A Engenharia deve fazer parte dessas tratativas para contribuir com a melhor decisão a ser tomada”, pontua o presidente em exercício do Crea Pernambuco, Clóvis Segundo.

A programação da diligência externa inclui também uma Audiência Pública, no Auditório da Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista, Centro do Recife. O segundo momento do evento reúne autoridades, representantes da CBTU, entidades de classe, líderes sindicais e sociedade civil, a partir das 14h. O debate é dividido em duas mesas temáticas: “Infraestrutura e Gestão” e “Trabalhadores e Usuários”.