Fiscalização deve focar em ação educativa e intervir em locais onde não há atuação de profissionais

Seminário de capacitação do Crea-PE reúne agentes de fiscalização e auditoria para debater legislação, estratégias e normas da atividade

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, defendeu, nesta terça-feira (14), a importância da fiscalização educativa e da intervenção dos fiscais onde não exista a atuação de profissionais habilitados, para gerar emprego e renda. “Temos que medir o gráfico pela satisfação do profissional e da sociedade com a instituição”, destacou Lucena, na abertura do Seminário de Fiscalização, que reúne a equipe do Conselho, que atua em todo o Estado. A capacitação segue até sexta-feira (18).

O superintendente Técnico, Nielsen Christianni, apresentou o balanço das ações de Fiscalização do Crea-PE e o resultado das estratégias adotadas pela gestão, que resultaram em um aumento de 47,5% das ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica). “O auto de infração não é a meta, mas sim o registro de profissionais, empresas e atividades”, afirmou Christianni.

Na primeira parte do evento, foram apresentadas as estratégias, ferramentas e métodos para padronizar a ação de fiscalização, além da integração dos novos fiscais e estagiários. Segundo Nailson Pacelli, gerente de Fiscalização, houve aproximação com as Câmaras Setoriais para avançar na atuação dos fiscais. “Quanto melhor a gente fiscaliza, mais a sociedade entende o papel do Conselho”, ressaltou.

A segunda parte do primeiro dia do Seminário de Fiscalização do Crea-PE, na tarde desta terça-feira (15), foi o momento de interação, troca de informações e experiências dos agentes que participam da capacitação promovida pelo Conselho.

Entre os assuntos abordados com a Gerência de Fiscalização, as diretrizes, demandas e princípios da atividade, modalidades de inspeção e como proceder em relação ao não cumprimento do salário mínimo profissional do engenheiro. O grupo também discutiu questões práticas, a exemplo do preenchimento do relatório de fiscalização e as autuações.

O Seminário de Fiscalização será retomado, nesta quarta-feira (16), no Auditórios Recife, no Espinheiro. Na programação, estão previstas a apresentação sobre a Resolução 1137, boas práticas na fiscalização de eventos e Receituário Agrônomico, além da fiscalização da atividade do Microempreendedor Individual (MEI).