Presidente do Conselho, Adriano Lucena, participou da abertura do encontro, promovido pela Prefeitura de Cupira
Engenheiros civis, ambientais, gestores municipais ligados à Política de Resíduos Sólidos e demais profissionais da área participam, nesta quinta (20) e sexta-feira (21), no município de Cupira, Agreste Pernambucano, do 2º Treinamento Regional em Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O evento, promovido pela Prefeitura de Cupira, contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Adriano Lucena, na abertura dos trabalhos. Na ocasião, o presidente conversou com os profissionais presentes sobre a importância de discussões como a proposta pelo evento e reforçou o convite para que os engenheiros, agrônomos e geocientistas presentes possam participar mais ativamente das atividades do conselho.
“A engenharia é aquela que promove o bem-estar social. Que leva água, saneamento e moradia digna às pessoas. Que constrói pontes, rodovias, ferrovias, energia limpa. É esse debate que temos que fazer e que nós, enquanto Conselho, fazemos questão de promover, como temos atuado na questão da Transnordestina, das barragens e contenções. Muitas das soluções passam pelas engenharias e é assim que acreditamos poder fazer mais por vocês, não somente os profissionais vinculados ao Sistema, mas toda a população”, defendeu.
De acordo com o engenheiro civil Daniel Vinícius, coordenador do Plano de Saneamento do município de Cupira, o treinamento executado hoje é fruto de um programa de treinamento internacional realizado pela Abrelpe em parceria com o governo da Suécia, onde foram selecionados gestores e representantes de municípios e consórcios de todo o Brasil pra uma capacitação voltada pra elaboração de planos regionais ou municipais de gestão integrada de resíduos sólidos.
“Durante a formação, realizamos três visitas técnicas, duas em São Paulo e uma na Suécia, com o intuito de ver os principais pontos de elaboração do plano, além de conhecer de perto o modelo de gestão sueco, que é referência mundial. Como contrapartida, temos a missão de compartilhar todo o conhecimento adquirido e através de um treinamento realizado pra todos os municípios da região e instituições, fazer com que esse conhecimento passe adiante e a gente consiga alcançar os objetivos principais da política nacional de resíduos sólidos”, explicou Daniel. A programação segue até a sexta-feira.