Curso de Orçamento com Uso de Ferramentas BIM, em Petrolina, é aprovado por profissionais

Qualificação realizada pelo Crea-PE foi gratuita, com certificado de participação e com carga horária de 20 horas

O curso de Orçamento com Uso de Ferramentas BIM, encerrado neste domingo (16), recebeu o selo de aprovação com entusiasmo dos profissionais de Petrolina e região. A qualificação teve início na sexta-feira (14), na Inspetoria Regional de Petrolina, com um público em torno de 40 participantes que acompanharam o conteúdo repassado pelo engenheiro civil e professor do curso, Vilberty dos Anjos Vasconcelos.

O engenheiro civil Judah Alves Medeiros trabalha com projetos e viu o curso a oportunidade de ter noções de orçamento, já que em vários contratos precisa montar um. “Foi uma boa base, principalmente para mim que não trabalho diretamente na área. Precisava do conhecimento. E para quem trabalha mais na área foi uma ótima oportunidade”, observou o engenheiro.

Para a engenheira civil Ellen Cruz, que já tem experiência com a ferramenta BIM, o curso foi uma oportunidade de ampliar conhecimentos e o fato de ser ministrado por Vilberty Vasconcelos foi um ponto alto. “Nem sabia que era ele. Foi uma grata surpresa porque ele tem um excelente conhecimento técnico e trouxe informações básicas, que relembrou para quem já conhecia e acrescentou para que ainda não tinha contato com a ferramenta”, avaliou Ellen Cruz.

A engenheira civil só achou que a carga horário poderia ter sido um pouco maior para aprofundar e fixar mais o que foi repassado. E ela já tem um tema para um novo curso com a ferramenta BIM: planejamento, como um novo módulo. O engenheiro civil Igor Rosendo foi outro profissional que gostou do curso. “É uma qualificação que traz muita informação para os profissionais numa plataforma que já é uma realidade no mercado e precisamos saber como tirar o melhor proveito dela”, ponderou Rosendo.

O curso foi o primeiro contato do engenheiro civil Eduardo Miranda com a ferramenta BIM. “Me inscrevi no curso exatamente para conhecer a ferramenta. É importante se atualizar e estar preparado para as novas demandas do mercado. O importante que o professor conseguiu passar as informações básicas para quem não conhecia o BIM poder acompanhar o curso”, destacou Miranda.

O inspetor secretário da Inspetoria Regional de Petrolina, José Carlos Matos Júnior, além de participar do curso, aproveitou a oportunidade para agradecer a presença de todos e lembrar que a qualificação foi uma demanda dos profissionais. “Já é o segundo curso da ferramenta e a ideia é trazer mais, dentro do Crea Qualifica”, atestou o inspetor.

No final do curso, o superintendente Técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni, falou com os participantes. “Esse momento é o de interagir e atender melhor os anseios dos profissionais”, pontuou Christianni, explicando que o curso foi montado com o resultado da pesquisa feita pelo Crea-PE onde os profissionais puderam apontar as dificuldades de aperfeiçoamento de treinamento.

O superintendente informou que o Conselho quintuplicou orçamento do ano passado para preparar os cursos gratuitos para os profissionais. É uma frente que o Crea nunca atuou. “Sentimos a necessidade dos profissionais. Todos os cursos feitos pelo Crea são gratuitos. Quando feitos por parceiros, conseguimos descontos ou bolsas”, apontou Christianni.

Ele ainda aproveitou para apresentar os programas capitaneados pela gestão, a exemplo do Crea Comunidade, Crea Desenvolve. Também houve sorteio de camisas do Crea e capacetes entre os participantes, com o auxílio da inspetora coordenadora de Petrolina, Maristela Cavalcante.

Este curso está dentro do programa Qualifica, que prevê uma qualificação continuada para seus profissionais, capacitando para as demandas do mercado de trabalho. O objetivo do Conselho é qualificar seus profissionais para as demandas do mercado de trabalho nas áreas das engenharias, agronomia e geociências.