Crea Convida desta terça-feira (11) traz como tema “Como aproveitar os ciclos econômicos e investir bem o seu dinheiro”

Como palestrantes: Gustavo Matos, Engenheiro Civil, investidor profissional CGA, sócio e head de Renda Variável; e Djuri Vieira, Professora no IFPE, mestre em Engenharia da Produção e consultora financeira

Ibovespa fecha com queda de 2,5%. Copom subiu a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual. O rating de crédito para o Brasil é mantido com a nota BB- com perspectiva estável. Quando informações como estas chegam até você, causam algum impacto? Dados sobre a economia são de seu interesse? Para quem responde não, mas planeja investir seu dinheiro em alguma aplicação financeira, a sugestão é que repense. Conhecimento e informações confiáveis são um bom caminho para orientar na hora de fazer um investimento. Identificar o momento adequado, então, é uma excelente vantagem.

Para ajudar a entender sobre o funcionamento do mercado financeiro e, principalmente, detectar as melhores horas para fazer aplicações financeiras, o Crea Convida desta terça-feira (11) traz como tema: “Como aproveitar os ciclos econômicos e investir bem o seu dinheiro”. A apresentação ficará a cargo de Gustavo Matos, graduado em Engenharia Civil e Economia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e Heriot Watt University (Reino Unido), sócio e head de renda variável na Alphaways XP; e de Djuri Vieria, professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), mestre em Engenharia da Produção e Consultora Financeira TechFinance.

A abertura do programa será feita pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Adriano Lucena. O Crea Convida acontecerá no formato online, com transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube, a partir das 19h.

Lidar com problemas complexos de forma estruturada é uma realidade para engenheiros e que cai como uma luva para o mercado financeiro. “O mercado financeiro gosta muito de engenheiros. Muitos gestores de fundos de investimentos têm como gestores engenheiros civis, principalmente pela relação próxima dos cálculos”, observa Gustavo Matos. Ele mesmo foi um dos que migrou das obras para o mercado.

Ao cursar algumas cadeiras de Economia, descobriu seu habitat natural no mercado financeiro. Até exerceu a engenharia e por isso mesmo entende que, do ponto de vista de ganhos financeiros, a área é cíclica. Cheia de altos e baixos, diretamente ligados ao desempenho econômico do País. O momento que se desenha num cenário bem próximo é de boas oportunidades para investimentos. Sua palestra vai mostrar a importância de saber como identificá-los, desmistificando o estigma de que é muito difícil investir na Bolsa de Valores, por exemplo.

Exatamente para entender como funcionava o mercado financeiro e saber quais as melhores opções para investir, Djuri Vieira levou a aprender sobre investimentos. Quando adentrou este universo financeiro, encontrou-se. A proximidade com a matemática, no mestrado de Engenharia de Produção, foi decisiva também no encantamento ao lidar com o mercado financeiro. “É importante para as mulheres terem noção de como lidar com seu dinheiro. Isso faz toda diferença na gestão de sua vida”, pontua a consultora financeira.

O objetivo do programa é exatamente mostrar aos profissionais do Crea-PE e a quem assistir ao programa é de que é possível descobrir como investir seu dinheiro de forma segura, rentável. Informação e planejamento são os melhores aliados. O bom é que depois das apresentações, é possível tirar as dúvidas pelo chat do YouTube, com perguntas sobre o tema.