Crea-PE recebe secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado para discutir possibilidades de parcerias em projetos sociais

Conversa teve como objetivo alinhar expectativas, necessidades e possibilidades de convergência entre projetos já capitaneados pelo Conselho e a atuação da Secretaria

O presidente do Crea-PE recebeu na sede do Conselho, nesta quinta-feira (8), a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado (Seduh-PE), Simone Nunes. O objetivo da reunião foi abrir um canal de diálogo com a pasta para parcerias em projetos de interesse comum, como na área de Habitação Popular de Interesse Social onde o Crea-PE já atua com o Crea na Comunidade.

No encontro, a assistente administrativa do Crea-PE, Mayara Nogueira, explicou para a equipe do Governo do Estado como funciona o Crea na Comunidade, que é um projeto em parceria com a Universidade de Pernambuco e a Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC), que leva engenharia pública através da Assistência Técnica para áreas mais vulneráveis, identificando os problemas, realizando pequenas intervenções e desenhando as soluções ideais.

De acordo com a secretária, a pasta está empenhada em encontrar soluções que otimizem o tempo da máquina pública de entregar à população, sobretudo as que estão em áreas mais vulneráveis e de risco na Região Metropolitana do Recife, soluções eficientes. “Estamos abertos e conversando com diversas instituições e frentes da sociedade civil organizada que, como o Crea, já realizam projetos nas áreas dentro do território metropolitano, principalmente áreas fronteiriças, para que a gente possa, através dessas parcerias, chegar mais rápido e mudar a vida dessas pessoas que estão em risco”, explicou.

Para o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, é importante que o poder público se aproxime da iniciativa. “Com o Crea na Comunidade, nós demonstramos ao poder público que trabalhar com engenheiros habilitados nessas áreas de maior vulnerabilidade social não é um custo, mas um investimento, sobretudo a longo prazo”, defendeu.

Participaram também da reunião outros membros da equipe técnica da Seduh-PE e o chefe de gabinete do Crea-PE, Marcos André de Carvalho.