Anfitrião do encontro, Adriano Lucena, presidente do Crea-PE deu as boas-vindas para representantes dos Creas de todo o País
O Crea-PE é anfitrião do encontro de lideranças das Engenharias, Agronomia e Geociências de diversos estados do Brasil, na 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes. A abertura do evento contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos, e de secretários municipais da capital. O encontro começou nesta segunda-feira (17), no Centro de Convenções, em Olinda, e segue até a quarta-feira (19). “Pernambuco é uma terra que tem, em sua história, a marca de homens e mulheres aptos à luta, desde os tempos de Frei Caneca e das mulheres de Tejucupapo”, lembrou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, em sua fala de abertura. “A boa instituição é aquela que promove, diariamente, o bem estar e a busca por melhoria de vida de toda a sociedade. Isso é o que norteia as ações do Crea de Pernambuco”, reforçou ele.
Adriano Lucena também lembrou da importância de o Recife ter um prefeito que é engenheiro civil, formação, que o permite conhecer ainda melhor a cidade, afirmando tratar-se de um “prefeito, além de jovem, muito trabalhador”. João Campos parabenizou a gestão de Adriano Lucena afirmando que ele está “fazendo um grande trabalho à frente da instituição em Pernambuco”. “É muito bom falar para um quórum tão qualificado. Também escolhi como área de atuação e formação essa área. Para mim, é muito importante a formação como engenheiro civil porque, ao ser prefeito, cuidamos do nosso território, o que bate diretamente na porta da Engenharia”, afirmou o prefeito do Recife.
Ao representar o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, o vice-presidente eng. eletric. Evânio Nicoleit saudou a projeção de Recife e do Estado de Pernambuco, bem como de sua cultura. “Parabenizo o Crea-PE pelo projeto de criação de um coral no Crea. Que essas atividades culturais, de inovação e inclusão social sejam repercutidas em outros regionais”, disse, referindo-se ao coral de profissionais do Regional Pernambuco responsável pela abertura do evento. “Colocamos também todo o nosso Sistema à disposição da Prefeitura para que a gente possa compartilhar informações estratégicas relacionadas ao Sistema, às instituições de ensino e entidades de classe, em defesa da nossa sociedade”, disse.
O encontro teve ainda, na abertura, a estreia do Coral Canto Livre, grupo musical do Crea-PE, que participou das execuções dos hinos de Pernambuco e do Brasil, e também cantou músicas regionais.
TEMAS EM DEBATE
Fiscalização e inovação, troca de experiências sobre ações de melhorias que vêm sendo implementadas em diversos estados do Brasil, iniciativas de fiscalização voltadas à garantia da segurança de todos, atividades visando o combate das fake news são alguns dos assuntos tratados no período da tarde do primeiro dia da 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes, que ocorre no Centro de Convenções de Pernambuco.
“O Crea Pernambuco é madeira de lei que cupim não rói”, decretou em sua fala o presidente do Crea do Paraná, Ricardo Rocha, numa alusão à música composta por Lourenço da Fonseca Barbosa, o nosso Capiba. Com discussões e debates voltados às atualidades e assuntos de interesse dos conselhos regionais de todo país, junto com o Confea e a Mútua, o encontro segue até a quarta-feira (19).