Crea-PE participa de terceira vistoria do Galo da Madrugada com o Grupo Técnico Carnaval 2023

O hino já proclama: o “Carnaval começa no Galo da Madrugada”! Para começar bem, o Grupo Técnico Carnaval 2023 realizou na tarde desta quinta-feira (16) mais uma inspeção dos camarotes e estrutura do desfile do bloco para garantir segurança aos foliões. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) marcou presença. A fiscalização passou pelo percurso por onde circularão os trios elétricos.

Foi a terceira vistoria realizada pelo GT. No percurso, imóveis que seriam usados como camarotes com a marcação de interditado por oferecer risco de segurança aos foliões. A visita reuniu representantes do Crea-PE, Secretaria de Defesa Social, coordenadora do GT, além da Guarda Municipal, Samu, Corpo de Bombeiros, Diretoria de Controle Urbano (Dircon), Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Neoenergia Pernambuco e representantes de empresas de telefonia móvel e TV a cabo.

O tenente-coronel Marcelo Santos, gestor de grandes eventos da SDS, explicou que foram verificadas se as indicações da visita anterior tinham sido realizadas. Desde a podas de árvores, fiação a buracos na avenida, além de avaliação dos imóveis. Todas as ações precisam ser realizadas até sexta-feira.

Durante o trajeto, alguns camarotes estavam colocando grades de proteção nas calçadas, medida que não é permitida. Marcelo Santos avisou aos responsáveis dos espaços para a retirada imediata das grades, sob pena de interdição do camarote. Também foram vistoriados camarotes da Avenida Guararapes.

Dentro do roteiro de fiscalização, coube ao Crea-PE verificar o projeto de engenharia, o de rota de fuga, laudo de habitabilidade (no caso de imóveis já construídos), estruturas metálicas, gerador de energia, sonorização e iluminação cênica. Neste ano, cerca de 50 camarotes vão receber os milhares de foliões neste sábado (25) durante o desfile do Galo. Vão desfilar cerca de 30 trios e 15 carros de apoio, que deverão passar por vistoria.