Brasília, 19 de novembro de 2012
Um sistema desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação do Confea colhe manifestações de profissionais, estudantes e da sociedade em geral sobre diversos temas de interesse do Sistema Confea/Crea e Mútua, como legislações, projetos, sustentabilidade, etc. A ideia surgiu para obter as manifestações sobre a legislação do Sistema durante a 69ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia. A Soea lançará o sistema e servirá de exemplo de como inúmeros debates no âmbito do Confea/Crea podem ser feitos por meio das audiências públicas virtuais.
A ideia foi do gerente de Conhecimento Institucional do Confea, Flavio Bolzan, e surgiu quando ele participava de uma audiência pública virtual da Agência Nacional de Águas. “Vi que era um sistema inteligente e eficaz; qualquer cidadão com acesso à internet pode participar de maneira remota”, explica Bolzan. O piloto do projeto será feito durante a Soea com as Leis nº 5.194/66, 4.950-A/66 e a 6.496/77, além de um projeto do GT Rio+20, que também receberá manifestações.
Tanto quem não puder comparecer a Brasília para a 69ª Soea como os participantes presentes no evento participarão por meio virtual. As audiências públicas virtuais facilitarão para o participante – que poderá pontuar sua sugestão, devidamente justificada, a qualquer hora e de qualquer localidade; para o meio ambiente – com a redução do uso de papel; e para o trabalho de sistematização no Confea. “É uma otimização do procedimento interno. Sem isso, pegamos todas as contribuições, quando não temos digital ou a pessoa escreve à mão, digitamos novamente, ou seja, há todo um retrabalho. Com o sistema, conseguimos fazer um banco de dados preciso das manifestações, para que possamos trabalhar esses documentos. É um ganho de tempo muito grande”, afirmou Bolzan. De acordo com ele, o sistema é seguro. “A contribuição online, com a devida justificativa, fica vinculada ao nome da pessoa e com segurança em relação aos IPs”.
O sistema das audiências públicas será inaugurado com os debates da Soea e com o projeto do GT Rio+20 do Confea, que colherá dos internautas sugestões de implementação de dez das propostas aprovadas durante Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. O projeto será lançado durante o 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Semana Oficial de Engenharia e da Agronomia (69ª Soea), no dia 22 de novembro.
Equipe de Comunicação do Confea