Crea-PE

3º Fórum de Presidentes do Nordeste debate temas para serem apresentados no Colégio de Presidentes

Coordenado pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, encontro debateu pautas sobre do TOS e Tecnologia BIM

A 3ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes do Nordeste deste ano de 202 ocorreu, nesta quinta-feira (15), na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Coordenada pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, a iniciativa reuniu os presidentes dos Creas da região para que sejam tratados temas que podem ser levados para a próxima reunião do Colégio de Presidentes, que ocorrerá na próxima semana em Manaus, capital do Amazonas.

Um dos temas abordados pelos Conselhos estaduais foi a Tabela de Obras e Serviços (TOS) do Sitac, que restringe para o preenchimento da ART, mostrando apenas as atividades compatíveis com as atribuições atuais de cada profissional. Com a apresentação do 1º diretor Financeiro do Crea-PE, Luiz Borges, sobre definir ou adequar a descrição das atividades da Tabela (TOS) conforme a terminologia das normas técnicas de Perícias de Engenharia na Construção Civil e de Avaliação de Bens, a proposta foi aprovada pelos presidentes dos Creas do Nordeste e seguirá para o encontro nacional com o Confea.

“Esse encontro é muito importante porque permite que os estados do Nordeste alinhem as suas pautas, a exemplo da tabela TOS, que entra em vigor no próximo dia 19 em Pernambuco, e da implantação do BIM. São temas relevantes para os profissionais do Sistema”, pontuou Lucena.

Outro ponto importante da reunião foi a apresentação para implantação do BIM, que é uma tecnologia que permite o desenvolvimento e a gestão de projetos completos de obras, junto ao Confea e Creas, apresentada por Rodrigo Koerich, presidente do BIM Fórum Brasil. “Quando a gente pensa no BIM, existe uma conexão direta com o profissional da engenharia. O BIM é sobre pessoas que estão mudando a forma de trabalhar, buscando uma forma mais eficiente de construir e otimizar os projetos”, destacou Koerich.

O presidente anfitrião do encontro, Renan Azevedo, reforçou a importância do encontro e das tratativas para que o grupo apresente sua pauta regional durante o encontro com o Confea. “A gente ficou um tempo sem se reunir, mas hoje conseguimos fazer esse encontro e consolidar nossa agenda para chegarmos ao Colégio de Presidentes, na próxima semana, alinhados com as necessidades da nossa região”, disse.

O diretor Administrativo do Crea-PE, Ronaldo Borin, também participou da reunião.

Ao fim do encontro, os presidentes seguiram para visitar a Constru Con 2024, uma feira voltada para a construção civil, que está ocorrendo no Centro de Convenções de João Pessoa.

Pular para o conteúdo